.. ... ..

06 março 2017

Cobrar as ações do Executivo ou fazer críticas. Não pode? Por quê? Tem alguém intocável e imune aos preceitos democráticos? O papel da oposição é este, de cobrar e fiscalizar

                                          Sociedade alternativa        
                             

Mais do que na escolha de um governo, a essência de uma democracia está na existência de uma oposição e no exercício da liberdade de opinião e de expressão, todos os sistemas políticos têm governos, apenas nas democracias a existência de um governo só faz sentido com uma oposição. Uma democracia sem uma boa oposição só por coincidência terá um bom governo, sem essa oposição o sistema político deixa de ter mecanismos de regulação que assegurem que o governo tenda a governar bem.
Uma democracia sem uma oposição competente e credível é uma fraca democracia, é uma democracia frágil e doente. Sem oposição o governo tende a governar como quer, o padrão de competência é definido pelo próprio governo e não há memória de nenhum governo se ter demito por ter feito uma má avaliação de si próprio. Democracia sem oposição é ditadura. 

Nenhum comentário: